Apresentação da EMC

Atualizado em 26/11/14 16:02.

Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma instituição pública de ensino superior criada pela Lei N. º 3834C de 14 de dezembro de 1960 e reestruturada pelo Decreto N. º 63.817 de 16 de dezembro de 1968. Sediada em Goiânia, capital do estado, a UFG, na modalidade de autarquia federal, goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, conforme o estabelecido na Constituição Federal Brasileira.

A Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás teve início com a Escola de Engenharia do Brasil Central, com sede em Goiânia. Esta foi reconhecida com o Decreto nº 45.138A, naquela ocasião havia apenas o curso de graduação em Engenharia Civil. posteriormente, com a Universidade Federal de Goiás, criada em 14 de dezembro de 1960, o curso de graduação em Engenharia Elétrica foi implantado em 1964, reconhecido com o Decreto nº 67.032. Da Escola de Engenharia da UFG surgiram, em 09 de dezembro de 1991, a Escola de Engenharia Elétrica (EEE) e a Escola de Engenharia Civil, situadas na Praça Universitária.

Em 1998 teve início na EEE o curso noturno de graduação em Engenharia de Computação e curso de Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação. O curso de mestrado é um desdobramento natural das atividades dos professores pesquisadores da EMC da UFG, e valoriza a participação efetiva do estudante em seus grupos de pesquisa e laboratórios, tornando-o apto a identificar problemas e desenvolver soluções na linha de pesquisa escolhida. Atualmente, o curso de Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação oferecem pesquisas em diversas ênfases: Telecomunicações; Sistemas Inteligentes; Processamento e Qualidade da Energia Elétrica; e Planejamento e Computação Aplicada.

Com a inserção do curso de Engenharia de Computação, a EEE passou a ser conhecida como Escola de Engenharia Elétrica e de Computação (EEEC). Assim, em 2003, o novo nome da EEE passou a ser reconhecido pela UFG.

Em 2009, aproveitando-se do REUNI a EEEC passou a ofertar o curso de Engenharia de Computação também no período matutino, tendo como estratégia a otimização do uso dos espaços físicos. Também, com o incentivo do REUNI, teve início em 2009 o curso de Engenharia Mecânica, iniciando assim um novo tempo na EEEC. Em 2012, a EEEC passou novamente por uma mudança em seu nome, ficando Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação - EMC.

Clique aqui para fazer o download do Folder Institucional da EMC/UFG.