Weby shortcut
Youtubeplay

Extensão

Atualizado em 19/11/14 09:33.

A extensão universitária é um processo científico, cultural e educativo que tem como objetivo integrar ensino e pesquisa da Universidade com setores da Sociedade na qual se insere, por meio da organização, apoio e acompanhamento de ações voltadas, dentre outros, para a educação, cultura, saúde, meio ambiente, prestação de serviços e recreação, de modo a buscar alternativas de soluções para problemas e aspirações da comunidade, gerando benefícios para ambas.

 

No âmbito da Universidade Federal de Goiás - UFG, a promoção e acompanhamento das ações de extensão de suas diversas Unidades de Ensino são desempenhadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC (www.proec.ufg.br), com base na Resolução CONSUNI Nº 03/2008, que regulamenta as ações de extensão e cultura, bem como fornece diretrizes para o principal instrumento de incentivo à comunidade acadêmica da UFG para a realização de ações de extensão e cultura, que é o Programa de Bolsas de Extensão e Cultura – PROBEC.

 

Segundo esta resolução, o objetivo geral das ações de extensão e cultura é promover a interação dos saberes entre a universidade e a sociedade, procurando socializar a cultura e o conhecimento acadêmicos e, ao mesmo tempo, enriquecer-se com os saberes extra-acadêmicos. Neste processo, as ações de extensão e cultura devem procurar otimizar as relações entre sociedade e universidade ao articular ensino e pesquisa com as demandas sociais e culturais da população, bem como contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento. A extensão universitária é concebida então como um processo que articula o ensino e a pesquisa de forma a viabilizar a relação integradora e transformadora da universidade sobre a sociedade.

 

A extensão universitária prevê a participação dos servidores e discentes da comunidade acadêmica como principal realizadora das atividades e poderá envolver a participação da comunidade externa à UFG, ou somente no âmbito da comunidade interna à UFG, ou ambas, efetivados por meio de programas, projetos, cursos, eventos e prestações de serviços.

 

Coordenação de Ações de Extensão

Um projeto de ação de extensão necessita do gerenciamento de um coordenador, que deve cadastrar “on line” suas propostas acessando o Sistema de Informação de Extensão e Cultura – SIEC, disponível atualmente pelo portal do servidor, e preenchendo um formulário próprio no sítio da PROEC. Cada proposta de projeto de extensão deverá constar, dentre outros, título, resumo, equipe executora (docentes, discentes e técnicos administrativos), justificativas, objetivos, público alvo e metodologia. A ação pode envolver várias Unidades ou Órgãos da UFG e deverá ser aprovada no Conselho Diretor da Unidade ou pela instância competente do Órgão em que o coordenador está lotado

 

O sistema SIEC oferece aos extensionistas ferramentas para gerenciamento, como: controle de pessoas beneficiadas, inscrições, envio de resumos no caso de eventos, emissão de certificados e construção de página na internet. As ações aprovadas nas unidades acadêmicas e registradas no SIEC ficam abertas à consulta na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

 

O Programa de Bolsas de Extensão e Cultura – PROBEC

O incentivo à proposição de ações de extensão faz parte da política da UFG, com o objetivo de induzir práticas interdisciplinares que envolvam unidades acadêmicas e parcerias entre instituições.

 

Os recursos destinados à extensão são providos por 2% do orçamento da UFG, além de convênios externos estabelecidos pela participação em editais públicos. A instituição oferece 100 bolsas para alunos vinculados às ações de extensão, no Programa de Bolsas de Extensão e Cultura, PROBEC, cujo valor se equipara à bolsa de iniciação científica PIBIC, além do Programa de Voluntariado – PROVEC, no qual alunos são selecionados para atuarem voluntariamente nas ações de extensão e cultura.

 

O edital PROBEC tem por objeto apoiar a participação de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, em ações que atendam à política de extensão e cultura da UFG. A seleção das ações a serem contempladas com bolsa é de responsabilidade da Câmara de Extensão e Cultura, que constitui uma comissão para avaliação das propostas e indicação das bolsas, cabendo ao coordenador da ação de extensão e cultura contemplada com bolsa PROBEC acompanhar e avaliar o seu bolsista.


Listar Todas Voltar