Weby shortcut
Youtubeplay

BRAFITEC - Diferenças entre o Ensino Superior na França e no Brasil

Atualizado em 02/10/17 11:48.

Enquanto no Brasil os semestres letivos se estendem normalmente do meio de março ao meio de julho e do meio de agosto ao meio de dezembro, com férias de inverno em julho e de verão em janeiro e fevereiro, o primeiro semestre letivo nas Grandes Escolas de Engenharia Francesas se inicia em setembro e termina no fim de janeiro, enquanto o segundo semestre começa já em fevereiro e se estende até o fim de junho. Há recessos durante os semestres letivos, como o de Natal e Ano Novo, mas as férias escolares normalmente compreendem os meses de julho e agosto.  

Assim, as diferenças entre os calendários escolares brasileiro e francês costumam causar o atraso de um semestre na formação dos alunos de intercâmbio, compensado pela experiência intercultural, o amadurecimento pessoal e os ganhos para a formação acadêmica. 

Além disso, depois do acordo de Bolonha, o ensino superior europeu passou a ser dividido em três etapas: a Licença que corresponde à maioria dos cursos superiores gratuitos e dura três anos; o Mestrado que é opcional, dura dois anos e costuma ser pago; e o Doutorado, com duração de três anos e normalmente com bolsa de estudos público/privada. 

Enquanto a formação de Engenharia no Brasil dura cinco anos, incluindo os ciclos básico (1o e 2o anos) e profissional (3o, 4o e 5o anos), o diploma de Engenheiro na França é um título acadêmico posterior à Licença, como um mestrado profissionalizante que compreende o terceiro ano da Licença (L3) e mais os dois anos do Mestrado (M1 e M2). Para nele ingressar, deve-se ser aprovado em concurso de provas sobre conteúdos de Matemática e Física estudados em uma Universidade nos dois primeiros anos da Licença (como um “College”) ou em cursinhos preparatórios, (“Prepas”).  

Fig. 1: Quadro comparativo das formações de Engenharia no Brasil e na França.

 

Ano

Semestre

Brasil

 

França

Brasil

10

20

Doutorado (3 anos)

 

 

 

19

 

 

 

9

18

 

 

 

17

 

 

 

8

16

 

3o Ciclo Doutorado (3 anos)

Doutorado (D3)

15

 

7

14

Mestrado (2 anos)

 

Doutorado (D2)

13

 

6

12

 

Doutorado (D1)

11

 

5

10

Ciclo Profissional Diploma de Engenharia (3 anos)

 

2o Ciclo: Diploma de Engenharia (3 anos)

Mestrado (M2)

9

4

8

Mestrado (M1)

7

3

6

 

Licença (L3)

5

 

2

4

Ciclo Básico (2 anos)

 

1o Ciclo ou Curso Preparatório (2anos)

Licença (L2)

3

 

1

2

 

Licença (L1)

Listar Todas Voltar