Weby shortcut
Youtubeplay

BRAFITEC

Atualizado em 03/10/17 08:47.

O BRAFITEC (BRAsil France Ingénieur TECnologia) é um Programa de Intercâmbio desenvolvido no âmbito da cooperação entre o Brasil e a França e que se organiza por meio de parcerias universitárias nas diferentes áreas de Engenharia. Seus objetivos são promover o intercâmbio de estudantes de graduação e de professores em engenharia e estimular iniciativas de alinhamento de programas e conteúdos de ensino, facilitando o reconhecimento recíproco de créditos obtidos junto às instituições conveniadas. Do lado brasileiro, o financiamento das bolsas de estudos é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes). 

A EMC/UFG coordena o projeto Brafitec Engenharia e Saúde desde 2015 em parceria com a FEEC/UNICAMP, do lado brasileiro, e com o Institut Mines-Télécom – IMT, do lado francês, representado pela Mines Albi-Carmaux, pela Télécom Physique Strasbourg, pelo IMT-Atlantique e pela Mines Saint-Étienne. 

Diferenças entre o Ensino Superior na França e no Brasil 

Projeto Engenharia e Saúde - Cooperação Internacional para a Formação de Engenheiros para a Área de Saúde  

O Projeto Engenharia e Saúde tem como objetivo geral estabelecer parcerias para a formação de recursos humanos capacitados a aplicar os conhecimentos de Engenharia na Área de Saúde, seja na pesquisa científica, no setor produtivo de equipamentos e sistemas para diagnóstico e tratamento, ou mesmo na infraestrutura do sistema de saúde. Ele se iniciou no biênio 2015-2016 e foi renovado para o biênio 2017-2018. 

Participam deste projeto a EMC/UFG e a FEEC/UNICAMP, do lado brasileiro, e o Institut Mines-Télécom – IMT, do lado francês, representado pela Mines Albi-Carmaux, pela Télécom Physique Strasbourg, pelo IMT-Atlantique e pela Mines Saint-Étienne. 

Vagas

Requisitos 

Duração

Programa de Dupla Diplomação 

Além das vagas do projeto BRAFITEC, a EMC/UFG assinou um convênio com a Mines Saint-Étienne (EMSE) que permite a estudantes de ambas instituições obterem reciprocamente os graus acadêmicos correspondentes nelas oferecidos, mediante o atendimento de todas as exigências para graduação de cada instituição.  

Participam desse convênio os cursos Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação da EMC/UFG, e os cursos Ingénieur Civil des Mines (ICM), Ingénieur Spécialité Microélectronique et Informatique (ISMIN) e Diplôme National de Master Recherche (Mestrado em Ciências) oferecidos na EMSE, alguns em Inglês e outros em Francês. 

Ingénieur Civil des Mines (ICM)

Ingénieur Spécialité Microélectronique et Informatique (ISMIN)

Mestrados na EMSE

Benefícios

Requisitos

Esquemas de Mobilidade

Conheça as instituições Participantes

bandeirabrasil   Brasil

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

bandeirafranca  França

Institut Mines-Télécom, representado por:

Mines Saint-Etienne

Télécom Bretagne

Mines Albi

Télécom Physique Strasbourg

Coordenador Local do Projeto da UFG

Prof. Dr. Rodrigo Pinto Lemos

Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação

Email: lemos@ufg.br

Listar Todas Voltar